quinta-feira, 13 de maio de 2010

Segundo estudo, acesso a tecnologia está ligado à felicidade

Cientistas britânicos do instituto BCS, fizeram uma pesquisa onde alegam que há ligações entre o acesso à tecnologia e a sensação de bem-estar. A pesquisa envolveu 35 mil pessoas em todo o mundo, e segundo a análise dos cientistas, descobriram que o acesso a dispositivos de comunicação é o que mais produz respostas positivas.

Esse estudo também revelou que pessoas de baixa renda ou com baixo nível educacional de ambos os sexos e mulheres em países em desenvolvimento, são as que possuem sensações mais positivas com o acesso à tecnologia.

Segundo Paul Flatters, da Trajectory Partnership, que realizou a pesquisa pela BCS, este fato ocorre, em parte, porque as mulheres geralmente possuem um papel mais central na família e em outras redes sociais seriam as mais beneficiadas.

Flatters ainda afirma: "Nossa hipótese é que mulheres em países em desenvolvimento se beneficiam mais, pois nestas sociedades elas são mais limitadas socialmente".

Contradição

Opiniões de psicólogos como Yair Amichai-Hamburger, diretor do Centro de Pesquisas para Psicologia na Internet na Escola de Comunicações Sammy Ofer, de Israel, contradiz com a descoberta do grupo BCS.

Em 2009 um editorial publicado na revista New Scientist, Armichai-Hamburger diz que a tecnologia tinha um impacto negativo no bem-estar das pessoas ao deixar confuso o limite entre o tempo profissional e tempo pessoal.

Paul Flatters admite que os resultados do estudo do BCS vão "um pouco contra a intuição".

De acordo com Kathi Kitner pesquisadora da Intel, em diversas culturas, o fato de alguém possuir um objeto de tecnologia é um símbolo de posição social.

Possuir um computador é considerado um sinônimo de boa educação no mundo todo. No entanto, a classe média emergente de um país como a Índia, por exemplo, também acredita que este é um sinal de prosperidade, segundo Kitner.

"Não foi documentado se a prosperidade em termos financeiros realmente se materializa, mas é muito real em termos de percepção", afirmou.

Nenhum comentário: