quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As árvores artificiais para capturar CO2

Um dos modos mais práticos e baratos de reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera em alta escala é o uso de árvores artificiais, segundo estudo de um grupo de cientistas britânicos.

Eles afirmam que por US$ 20 mil, uma única árvore pode remover o CO² emitido por 20 carros ou 1 tonelada por dia. Medindo cerca de 12 metros de altura, elas podem ser instaladas ao longo de rodovias, próximos de aeroportos ou perto de turbinas de ar no mar. As árvores capturam o carbono através de um filtro, que depois remove e armazena o gás. Após a armazenagem o CO² poderia ser liquefeito e enterrado no subsolo, provavelmente em antigos poços de petróleo.

Um dos principais idealizadores da idéia, Tim Fox, diz que as árvores estão em um estágio avançado de protótipo e o design está bem avançado em termos de automação e dos componentes que serão usados e que as árvores podem ser produzidas em massa em pouco tempo mas para isso precisam de grandes investimentos, calculados em cerca de 10 milhões de libras.

Apesar dessa grande idéia o grupo de cientistas diz que a geoengenharia não deve ser vista como a única opção para reduzir o CO² na atmosfera e que outras tecnologias tem que ser desenvolvidas em paralelo para o combate ao aquecimento global.

Nenhum comentário: