quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cuidado! Golpe já roubou identidade de 150 mil usuários do Orkut

Segundo Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, cibercriminosos publicaram um software malicioso dentro de aplicativos do Orkut, e o estavam usando para o golpe.

Mas para ser levado ao falso site, não é preciso instalar nada, basta visitar um perfil que estivesse usando tal aplicativo. O golpe funciona em qualquer browser ou sistema operacional, mas isso apenas na versão antiga do Orkut, que ainda é usada por milhares de usuários.

O crime foi descoberto pelo delegado especializado em crimes digitais, Emerson Wendt, da Polícia Civil do RS, no qual um comentário postado em seu blog afirmava que havia sido roubadas mais de 150 mil contas do Orkut.

Assolini afirma: "Durante os ataques, coletamos e reportamos mais de 50 sites de phishing que estavam sendo usados no esquema". As contas roubadas foram usadas para espalhar o ataque, adicionando scraps automáticos nas páginas das comunidades com links, sugerindo a instalação do “ChateTVOnline”, um software para, supostamente, ver TV por assinatura gratuitamente no computador.

O Google anunciou que havia retirado os apps maliciosos ontem, mas Assolini diz: "Eu não duvido que já existam outros".

Nenhum comentário: