segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

11 Dicas para melhorar suas fotos digitais


Confira as 11 dicas abaixo e descubra como melhorar suas fotos digitais.

Foco
Há um estágio no botão das câmeras digitais que garante um foco melhor às imagens capturadas; este antecede o disparo. Para utilizar essa facilidade o usuário deve segurar o botão de disparo levemente; a câmera fará automaticamente o ajuste de foco da imagem, a partir daí o usuário pressiona até o fim o botão disparador.

Função Macro
Opte pela função macro (ícone: flor) para fotos com distâncias pequenas (cerca de 10 cm), ou seja, para objetos ou pessoas que estiverem bem próximos. Além de utilizar o foco correto, você terá uma imagem com melhor qualidade. Essa função é ideal para obter os detalhes do objeto fotografado. Para paisagens opte pela “panorâmica”.

Flash
A função flash, nas câmeras digitais compactas, funciona apenas para objetos a serem fotografados a curtas distâncias. Por ser unidirecional, o flash também costuma ‘chapar’ as imagens. O ideal é evitar a utilização desse recurso; em alguns casos necessários, desative o flash e aumente o tempo de exposição da imagem. Vale ressaltar que neste caso você precisará de um tripé ou ponto de apoio extremamente fixo (algo improvisado como um muro, mesa etc).

White Balance
Esteja atento ao ‘white balance’. O modo automático desta função pode distorcer a leitura de luz do ambiente. Em especial nos ambientes com iluminação amarelada, o ‘white balance’ pode influenciar no tom de pele das pessoas e, portanto, deve ser regulado a cada ambiente. Para regular basta entrar na função e disparar sobre uma superfície branca para que o aparelho faça a medição das cores daquele ambiente; essa ação se chama ‘bater o branco’. Vale ressaltar que algumas câmeras digitais não oferecem essa função.

Horários
Os horários ideias para fotografar são no começo e final do dia. Nesses horários a luz do sol é mais suave e as sombras mais alongadas, conferindo uma profundidade e textura às imagens capturadas.

Dias
Ao contrário do que todos pensam, dias nublados são ideais para fotografar; pois oferecem luz uniforme que facilita contrabalançar os diferentes níveis de luz, em especial para retratos com grandes paisagens ao fundo.

Fundo
Evite fundos ‘chapados’ se a intenção não for destacar o objeto fotografado. Cenários de fundo com elementos dispostos em linhas geométricas ou de estampas e texturas tornam a composição da imagem mais interessante.

Enquadramento
Ao contrário do que a maioria dos fotógrafos iniciantes ou turistas imaginam, centralizar o objeto no quadro torna a imagem desinteressante. O ideal é usar um enquadramento no qual o objeto esteja deslocado para um dos cantos.

Zoom
Evite utilizar o zoom em câmeras digitais compactas. Busque sempre se aproximar o máximo da imagem. Desta forma, você obterá uma qualidade melhor.

ISO
ISO é o nível de sensibilidade que o sensor das câmeras captam. Em câmeras analógicas o ISO era a ASA do filme. Quanto maior o ISO, maior a capacidade da câmera em captar imagens em ambientes de pouca luz. Para ambientes muito iluminados, o ideal é usar o ISO menor possível.

Exposição
Em câmeras digitais compactas o ISO está diretamente relacionado ao tempo de exposição da foto. Então se você estiver em um ambiente de pouca iluminação e baixar o ISO, sua câmera digital levará mais tempo para capturar a imagem e ainda corre o risco de sair tremida ou com as luzes riscadas; neste caso utilize um ISO maior e um tripé.

Nenhum comentário: