quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Eficiência energética - fique atento!


Se na hora de adquirir um televisor, geladeira ou qualquer eletrônico, sua preocupação principal é preço baixo, então, você está por fora e precisa ler este post com urgência para não desperdiçar mais seu tempo e dinheiro.

Além dos recursos e custo do aparelho, o consumidor deve estar atento à eficiência energética do mesmo na hora da compra.  Ou seja, deve procurar os selos, como os da imagem acima, para comparar e identificar qual é realmente o item mais econômico.

Esses selos, conhecidos como etiquetas, atribuem notas de A a G aos eletrônicos; sendo A os que possuem um menor consumo de energia. Note que essa nota mostra ao consumidor quanto ele gastará a mais ou a menos pelo uso do produto.

Mas como funciona a atribuição da nota? Será que posso confiar?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), enquadra alguns fabricantes e recebe dos mesmos os produtos. O Inmetro envia os produtos para testagem padronizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e, ao final do processo, após análise dos dados, atribui uma nota. Essa nota é impressa pelo fabricante na etiqueta do produto.

Bom, agora que você já conhece o PBE e a importância dos selos/ etiquetas, não esqueça de procura-los na hora da compra. Afinal, economizar centavos na hora de levar o aparelho da promoção, pode resultar em um custo elevado na sua conta de energia elétrica mensal.

Assim, para fazer uma compra consciente: prefira aparelhos testados pelo Inmetro, busque somente os  com selo de eficiência energética e sempre compare.

Nenhum comentário: