terça-feira, 20 de abril de 2010

Não perca a senha, nem a cabeça!




Com o advento da internet, caixas de e-mails, redes sociais e outros serviços da rede, é cada vez maior a quantidade de senhas que você precisa memorizar. Para não esquecê-las , a maioria dos usuários optam por combinações fáceis de memorizar o que muitas vezes resulta em falta de segurança de dados.

Pensando nisso, checamos quatro opções de programas capazes de gerenciar e preencher automaticamente suas senhas e assim ajudá-lo a navegar de forma mais segura na rede.

LastPass
Este programa é capaz de operar em qualquer browser ou navegador; além de smartphones e pen drives. Permite a criação de vários perfis, para guardar as informações de forma personalizada por usuário ou função. É capaz de fazer login automático e gerar senhas fáceis e seguras. Vale ressaltar que para versões portáteis é necessário pagar 12 dólares por ano.

PassPack
Semelhante ao LastPass se diferencia por não rodar em smartphones e aparecer como um link na barra de navegação. Por outro lado, possui recursos diferenciados. Por exemplo, possibilita que o usuário compartilhe de forma segura algumas senhas. Este programa é ideal para quem viaja muito ou utiliza o serviço de lan houses.

KeePass
A maior vantagem deste programa consiste no fato de possuir código aberto, tradução para vários sistemas operacionais e plug-ins. Com interface simples é capaz de agrupar senhas por categorias, gerar novas senhas de forma segura, sincronizar senhas através de serviço on line ou via integração de browsers, criptografar e importar dados de outros programas semelhantes.

RoboForm
O ponto forte deste programa é a capacidade de criaçao de scripts para automatizar o processo de login. Sua versão gratuita tem a restrição de armazenar apenas 10 logins e o software para compra custa 29,95 dólares.

Nenhum comentário: