segunda-feira, 5 de abril de 2010

Volte no tempo com seu PC

* fonte: G1


Com o Windows SteadyState, Comodo Time Machine ou Deep Freeze é possível retornar ao estado inicial do sistema operacional, mesmo após instalações, reboots, deleções ou ataques de vírus. É como se você voltasse no tempo e tivesse à sua disposição um sistema limpinho e pronto pra uso.

Windows SteadyState
Com este software, na hora de reiniciar ou desligar a máquina, o usuário administrativo tem a opção de escolher se deseja manter ou não as alterações feitas. Outros recursos incluem o de restringir várias opções dos outros usuários, permitindo uma configuração personalizada para cada perfil que acessa o computador. Sua limitação é não ser suportado em versões mais atuais do Windows como o Vista e o 7.

Comodo Time Machine
Ao contrário do Windows SteadyState, o Comodo suporta Windows XP a partir do SP2; Vista; 7; e as versões 2003 e 2008 para servidor. O software também não requer muito do equipamento. Um Pentium III com 128MB de RAM já pode rodá-lo, tranquilamente.
No entanto, ele implicou com o Deep Freeze que já estava instalado na máquina de testes e se recusou a instalar. Após promovida a remoção do primeiro, ele instalou normalmente e não reclamou do Windows SteadyState que também estava presente no sistema.
Por padrão, o Comodo não "protege" automaticamente o sistema em cada reboot. Ele cria os chamados 'instantâneos' da situação atual da máquina sempre que ela inicia ou sempre que você manualmente mandar. Se precisar voltar a uma determinada configuração ou estado passado, basta entrar no console do programa e escolher à qual posição retornar.
É bem parecido com a restauração do sistema do Windows, porém não são apenas os dados do registro que voltam ao estado antigo, mas tudo, de arquivos a pastas e personalizações.
Seus recursos não param por aí. Existem diversas configurações e opções no Comodo Time Machine que vão desde a montar a imagem em determinada pasta da rede à desfragmentação dos arquivos criados. Também é possível desabilitar a criação dos instantâneos (snapshots) a cada reboot e agendar recuperações.

Deep Freeze
Outra opção para "voltar no tempo" é o Deep Freeze. Ele não é gratuito, mas é bastante simples de usar. Após instalado, ele coloca um ícone próximo ao relógio do Windows e somente é possível acessar seu menu de configuração com uma determinada combinação de teclas: Shift+Ctrl+Alt+F6, por padrão. Obviamente essa combinação pode e deve ser alterar para evitar que usuário não autorizados mexam e desconfigure a proteção.
A vantagem dele é ser bastante flexível, tendo opção para ser instalado em outros sistemas operacionais como o Mac OS X, Linux e versões do Windows para servidores.
Enfim, para aqueles que o idioma inglês não é uma barreira, os programas apresentados são boas opções para evitar uma bagunça generalizada no PC ou mesmo se recuperar de ataque de vírus ou desconfigurações causadas por erros em instalações de softwares.

Nenhum comentário: