quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Brasil compra supercomputador de R$ 50 milhões

O Brasil nunca foi um país muito conhecido na área de supercomputadores, mesmo tendo um entre os 100 mais rápidos do mundo. Mas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) adquiriu em parceria com a Fapesp e do Ministério de Ciência e Tecnologia, um super computador, o XT6, da Cray por cerca de 50 milhões.

Ele será para aperfeiçoar, e muito a previsão do tempo em todo país, aumentando a capacidade de prever situações climáticas de todos os tipos. Ele irá prever geadas, secas, chuvas intensas e para muitos, a principal notícia é que os erros das previsões do tempo devem diminuir, já que o nível de detalhamento das mudanças climáticas aumentará em 5 km nos céus da América do Sul.

Localizado em Cachoeira Paulista, São Paulo, a super máquina, que é dividida em 84 pedaços, precisou de vários caminhões climatizados para o transporte. Será preciso de um mês para a instalação de hardware e software do monstro.

A máquina citada acima que está entre as 100 mais rápidas do mundo, tem 64 teraflops por segundo, pertence a URFJ e está na posição de 84ª no ranking, agora o XT6, que tem 244 teraflops deve estar entre as 20 mais rápidas do mundo facilmente.

Na foto acima uma máquina igualzinha a nossa, porém essa é do Oak Ridge National Laboratory, em Tennessee nos EUA.

Nenhum comentário: